NOSSA EQUIPE

PROFESSORES

 

Prof. José Vitor Bomtempo

Prof. José Vitor Bomtempo

 

Engenheiro químico pela Escola de Química/UFRJ (1977), mestre em Engenharia de Produção pela COPPE (1984) e doutor em Economia Industrial pela École des Mines de Paris (1994).

 

Pesquisador associado do GEE, Grupo de Economia da Energia, IE/UFRJ. Pesquisador do GEBio, Grupo de Estudos em Bioeconomia da EQ/UFRJ. Professor e pesquisador no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos, EQ/UFRJ e no PPED, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, IE/UFRJ.

 

Tem experiência nas áreas de Economia e Administração, com ênfase em Estudos Industriais, Economia e Gestão da Inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioeconomia, competências para inovar, estratégias empresariais, estratégias tecnológicas e de inovação, inovações tecnológicas nas indústrias de processos químicos e de energia.

 

Captura de Tela 2018-03-17 às 10.46.54.png

Profa. Clarice Ferraz

 

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Brasília (2000); Mestre em Public Management pela Universidade de Genebra (2004); e Mestre em Energia (Advanced Master in Energy) pela École Polythecnique Fédérale de Lausanne (EPFL) (2006). Doutora em Ciências Econômicas e Sociais pela Universidade de Genebra (2011). 

 

Professora da Escola de Química da UFRJ. Pesquisadora associada do GEE, Grupo de Economia da Energia, IE/UFRJ. Pesquisadora do GEBio, Grupo de Estudos em Bioeconomia da EQ/UFRJ. 

 

Se dedica ao estudo da difusão e inserção de energias renováveis em mercados de eletricidade; aspectos regulatórios dos mercados de energia elétrica; políticas públicas sustentáveis  voltadas para o setor energético; Bioeconomia e Economia Circular.


 

 

 


 

Captura de Tela 2018-03-17 às 11.03.06.png

Profa. Flávia Alves

 

Possui graduação em Engenharia Quimica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1999), doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2005) e pós-doutorado pela McGill University - Desautels Faculty of Management(2012).

 

Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial. Atuando principalmente nos seguintes temas:competencias para inovar, embalagem, inovacao.

 

Captura de Tela 2018-03-17 às 11.00.06.png

Profa. Ana Mehl

 

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado (1996) e doutorado (2009) em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Experiencia profissional como pesquisadora no Centro de Pesquisas da GE, no Centro de Tecnologia da Baker Hughes e na PUC-RJ tendo coordenado projetos de pesquisas relacionados ao aproveitamento de efluentes e resíduos para a geração de valor em diversos setores da industria, garantia de escoamento e termodinâmica aplicada.

 

Desde agosto de 2017 é Professora Adjunta da Escola de Química da UFRJ.

 

Captura de Tela 2018-03-17 às 11.05.28.png

Prof. Fábio Oroski

 

 Graduado em Engenheira Química pela Escola de Química/ UFRJ (1998), mestre (2007) e doutor (2013) em Tecnologias e Processos Químicos e Bioquímicos pela Escola de Química/ UFRJ.

 

Professor da Escola de Química/ UFRJ, e pesquisador no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos, EQ/UFRJ.Pesquisador do GEBio, Grupo de Estudos em Bioeconomia da EQ/UFRJ. 

 

Atuou treze anos em empresas do setor químico, petroquímico, alimentos e bens de consumo nas áreas de marketing, inteligência de mercado, planejamento estratégico e estudos de viabilidade de novos negócios. Com ênfase em Economia Industrial, seus projetos de pesquisa envolvem os seguintes temas: bioeconomia, difusão dos bioprodutos e bioplásticos, inovação em modelos de negócio, estudos de transição sociotécnica e levantamento de oportunidades no combate à perda e desperdício de alimentos. 

 

 

 

 

 

 

 

 

PESQUISADORES

 

Captura de Tela 2019-01-23 às 14.42.40.png

Carlos Corrêa

 

M.Sc. em Administração de Empresas pela PUC-Rio, graduado em Engenharia pela UERJ. Possui MBA em Administração de Empresas pela SDE (atual Ibmec) e formação de Conselheiros de Administração pelo IBGC

 

Chief engineer da Bayer no Brasil onde atuou por 18 desde 1986, consultor / interim manager em empresas de engenharia entre 2004 e 2014 e diretor de projetos e suprimentos da GranBio entre 2015 e 2017. 

 

Atualmente Membro dos Conselhos da BrainMarket Consultoria de Negócios e da

Ex-Machina Sistemas Inteligentes e Diretor da Philos Consultoria.

Professor da Fundação Getúlio Vargas, e Pesquisador-doutorando em Bioeconomia na UFRJ.

 

 

Captura de Tela 2018-04-14 às 11.59.33.png

Daniella Fartes

 

Formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Engenharia Química. Especializada em Processamento e Refino de Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Mestre em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutoranda em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela UFRJ.

 

Tem experiência no setor de biocombustíveis sob a ótica das teorias de Sistemas Setoriais de Inovação e Ecossistemas de Inovação. Foco voltado para as oportunidades de inovação do setor sucroenergético brasileiro e produtos da Bioeconomia

 

Captura de Tela 2018-03-18 às 12.24.36.png

Jacqueline Gisele B. Silva

 

Bacharel em Física pela UFF, Especialista em Economia e Gestão em Energia pelo Instituto COPPEAD/UFRJ e Mestre em políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, na área de Estratégias, Desenvolvimento e Sustentabilidade, pelo Instituto de Economia da UFRJ. 

Sua área de atuação é a do estudo e observação de políticas públicas voltadas à implementação de alternativas sustentáveis nos setores  energético e produtivo.

 

Desde 2010, integra o Grupo de Economia da Energia, do Instituto de Economia da UFRJ.  Atualmente, cursa o Doutorado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos, na Escola de Química da UFRJ. 

Gust.png

Gustavo Soares

 

Formado pela Universidade Federal do Rio de JAneiro (UFRJ) em Economia com especialização em economia da energia. Mestre em Economia da Indústria e Tecnologia pela UFRJ com especialização em regulação econômica e economia da energia. Doutorando em economia pela UFRJ e Integrante do Grupo de Economia da Energia do Instituto de Economia da UFRJ.

 

As suas principais linhas de pesquisa são: economia da energia, economia da inovação, regulação econômica, indústria dos biocombustíveis e setor energético.

CLIENTES & PARCEIROS